A Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) é um importante exame de diagnóstico que pode detectar a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu.

Por ser um exame mais acessível e de fácil realização, ele pode funcionar como uma espécie de triagem, isto é, seus resultados indicarão quem realmente precisa fazer a colonoscopia – que é um exame mais completo e requer uma dieta e preparação prévia.

É um exame muito eficiente para ajudar no diagnóstico do câncer de intestino e tem a vantagem de ser simples, não invasivo e é mais acessível que a colonoscopia.

Mas, atenção! Esse exame não substitui a colonoscopia. Caso os resultados demonstrem indícios de sangue nas fezes, seu médico deve pedir a colonoscopia para averiguar melhor as causas.

Como é o exame

O exame consiste na análise de uma amostra de fezes para detectar a presença de sangue microscópico. O material é coletado e enviado a um laboratório, onde é analisado por meio de reações químicas ou testes enzimáticos, que possibilitam a detecção de hemoglobina (componente do sangue) ou outros componentes sanguíneos.

É um exame seguro, não invasivo e simples. O material coletado é analisado em laboratório e o resultado geralmente é disponibilizado em alguns dias.

Quem precisa fazer


• Pacientes com 45 anos ou mais com ou sem histórico de câncer colorretal na família.