Videolaparoscopia e cirurgia robótica são procedimentos minimamente invasivos. Isso significa que as duas técnicas evitam cortes maiores e oferecem uma recuperação mais rápida para o paciente.

Uma dúvida comum entre os pacientes: existem diferenças entre essas duas técnicas? Existem diferenças sim! Vou explicar as mais relevantes:

Videolaparoscopia
Os instrumentos cirúrgicos são manuseados diretamente pelo cirurgião, que enxerga seus movimentos por um monitor. São feitas pequenas incisões no abdômen do paciente, por onde inserimos os instrumentos e um endoscópio, equipado com uma microcâmera.

Cirurgia Robótica
Também são feitas pequenas incisões que permitem a entrada de instrumentos cirúrgicos e o uso de uma microcâmera que fornece imagens em alta definição.

A principal diferença entre esses dois procedimentos é que na cirurgia robótica, o equipamento fornece visão 3D e os instrumentos têm um grau maior de precisão. O cirurgião opera a distância, por meio de um console que controla os braços robóticos.

Saiba mais sobre a cirurgia robótica:
A tecnologia 3D HD permite que o cirurgião tenha melhor percepção de profundidade e visão nítida da área a ser operada.

Permite operar em cavidades mais profundas ou locais de difícil acesso.

Menor índice de complicação com o uso da robótica nos pacientes. O robô ajuda na estabilização da imagem, na iluminação, na realização de uma melhor técnica de sutura e nos movimentos delicados em locais restritos.

Os braços do robô trazem estabilidade às mãos do cirurgião. Com isso, possíveis tremores deixam de impactar o trabalho executado.