A bomba de infusão de morfina é um dispositivo que injeta morfina diretamente no líquido que fica ao redor da medula espinhal – local conhecido como espaço intratecal.

É necessária uma cirurgia para que dispositivo fique implantado no abdome. O pequeno aparelho é formado por uma bomba infusora, que armazena e injeta a medicação e por um cateter, que leva a medicação da bomba até a coluna.

Antes de se aplicar a bomba definitivamente, realizamos um teste para saber se o paciente vai responder bem à injeção de medicamento. Após essa fase de teste, se a resposta à dor for positiva, o paciente pode ir para a cirurgia de implante definitivo.

O sistema propicia uma melhora significativa da sensação de dor. Entretanto, a adoção do equipamento é feita de maneira bastante criteriosa.

Indicações

A bomba de infusão de morfina é indicada quando outros tratamentos (como medicações e cirurgias) não surtem os efeitos desejados, especialmente para os pacientes com câncer que não obtiveram alívio da dor apesar de altas doses de morfina ou não toleram seus efeitos colaterais (mesmo com baixas doses).

É importante ressaltar que o tratamento é administrado próximo à região afetada, permitindo controlar os sintomas com uma dose muito menor de medicamento, minimizando assim os efeitos colaterais.

Também é importante lembrar que a colocação do dispositivo pode causar alguns contratempos. Por exemplo, as bombas podem disparar alarmes de detecção de metais em aeroportos. Por isso, o paciente deve sempre portar um cartão de identificação. O detector de metal não irá influenciar no funcionamento do sistema.

Efeitos no intestino

Alguns efeitos colaterais podem ser observados, especialmente no intestino. Os principais são:

  1. Constipação: a morfina pode causar constipação, um dos efeitos colaterais mais comuns dos opióides. Isso ocorre porque a morfina diminui o movimento intestinal, resultando em fezes duras e secas.
  2. Cólicas: a morfina também pode causar cólicas abdominais.
  3. Náuseas e vômitos: o medicamento pode também ocasionar náuseas e vômitos em alguns pacientes.

Os efeitos colaterais podem variar entre os indivíduos e nem todos os pacientes que usam a bomba de infusão de morfina experimentarão esses efeitos.