A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é uma das queixas que mais recebo aqui no consultório.

Mais comum em mulheres e idosos, essa condição é caracterizada por dificuldade e dor ao evacuar. Pode ser causada por dieta pobre em fibras, pouca hidratação, estresse, uso excessivo de medicamentos ou alguma doença.

Quando você está com prisão de ventre, o seu corpo começa a reagir de várias formas. Primeiro, o trânsito intestinal fica prejudicado, dificultando a evacuação

Além disso, a prisão de ventre também causa desconforto e dor abdominal. Isso acontece porque o intestino está cheio de alimentos e líquidos e não pode ser evacuado. Como resultado, você pode sentir cólicas, gases e inchaço.

Algumas complicações também podem decorrer da prisão de ventre crônica – aquela que se prolonga sem solução. Alguns exemplos: hemorroidas, fissura anal e compactação das fezes (fecaloma).

Vamos abordar cada uma dessas complicações:

Hemorroidas


São veias dilatadas na região do ânus, causadas principalmente pelo aumento da pressão na região do reto.
A prisão de ventre é um dos principais fatores desencadeadores das hemorroidas. Ela pode levar ao ressecamento ou endurecimento das fezes, o que gera uma pressão muito grande na região anal na hora de evacuar. Além disso, as fezes endurecidas também podem irritar e machucar as veias nas áreas ao redor do reto, resultando no surgimento das hemorroidas. Para prevenir o surgimento das hemorroidas, é importante manter uma alimentação saudável e não se esforçar demais quando for evacuar.

Fissura anal


A fissura anal é uma lesão em tecidos da borda do ânus. Ela pode ser muito dolorosa e geralmente é acompanhada de sangramento. Pode ser causada pelo uso excessivo de papel higiênico, coceira anal, diarreia, constipação ou dureza dos fezes. A prisão de ventre pode desencadear uma fissura anal devido à força adicional que é necessária para a evacuação.
A força pode irritar o tecido já sensível do ânus, resultando em uma fissura. Para prevenir a fissura anal, é importante evitar a prisão de ventre. Se você já tem uma fissura anal, é aconselhável consultar um profissional de saúde para obter tratamento adequado.

Compactação fecal ou fecaloma


O fecaloma é um acúmulo de fezes na porção final do intestino. Duras e ressecadas as fezes ficam compactadas e formam uma espécie de tampão que bloqueia o trânsito intestinal.
Os sintomas de um fecaloma incluem dor abdominal, constipação, diarreia e inchaço. Se não for tratado, um fecaloma pode causar problemas graves.
O tratamento pode incluir laxantes, dietas especiais, irrigação do cólon ou cirurgia para remover o fecaloma. É importante tratar um fecaloma o mais rápido possível para evitar complicações.

Seja qual for a causa da constipação, mudanças na dieta, exercícios regulares e hidratação adequada são as melhores estratégias que podem ajudar a melhorar os sintomas. Se não resolver, busque ajuda médica. Cada caso precisa ser avaliado individualmente. Conte comigo se precisar!