Embora os antibióticos possam ser extremamente úteis para tratar algumas infecções bacterianas, eles devem ser usados com cuidado para evitar ou minimizar os danos à microbiota intestinal.
Assim, esse tipo de medicamento só pode ser prescrito por médicos. E seu uso deve ser sempre racionalizado, evitando-se exageros.


Esses cuidados são essenciais pois os antibióticos afetam negativamente a microbiota intestinal.
Eles alteram o equilíbrio natural das bactérias, reduzindo a diversidade e abundância de bactérias intestinais boas e permitindo a infecção ou proliferação de bactérias patogênicas.


Uma das formas de se restabelecer ou fortalecer a nossa microbiota é por meio dos probióticos. Existem vários estudos que sugerem que os probióticos podem ter benefícios na imunidade da microbiota intestinal.


Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias e fungos, que podem beneficiar a saúde do intestino quando consumidos de maneira adequada.


É importante lembrar que é sempre importante falar com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento, especialmente se você estiver tomando medicamentos ou tiver uma condição médica preexistente.
Estudos


Um estudo de 2018 publicado na revista “Frontiers in Microbiology” mostrou que a suplementação com probióticos pode ajudar a restaurar a diversidade da microbiota intestinal após o tratamento com antibióticos. Outro estudo, publicado em “The Journal of Clinical Gastroenterology” em 2017, descobriu que os probióticos foram eficazes na prevenção da diarreia relacionada ao uso de antibióticos.


Além disso, existem evidências de que a suplementação com probióticos pode ter benefícios na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa, e também na prevenção e tratamento de outras condições relacionadas ao trânsito intestinal, como constipação.
Estudo mais recente


Uma pesquisa recente feita por pesquisadores americanos e mexicanos apontou que a suplementação com probióticos pode compensar os danos intestinais causados pelo uso de antibióticos para combater infecções bacterianas. O trabalho foi publicado no Journal of Medical Microbiology.


Os resultados mostraram que “a co-administração de probióticos com antibióticos pareceu prevenir algumas, mas não todas, as mudanças na composição e diversidade microbiana do intestino induzidas por antibióticos, incluindo a restauração de bactérias relacionadas à saúde, como Faecalibacterium prausnitzii “.


Os especialistas consideram que as alterações na microbiota intestinal associadas a antibióticos podem provocar diarréia e outros sintomas gastrointestinais em até 35% das pessoas que fazem uso desse tipo de remédio para combater uma infecção bacteriana.


É importante ressaltar que os estudos sobre os benefícios dos probióticos na influência da microbiota intestinal ainda são limitados e mais estudos precisam ser realizados para compreender melhor o mecanismo de ação e a segurança dos probióticos.