Cientistas dos Estados Unidos e Austrália anunciaram recentemente o início da fase de testes em humanos de tratamento com um novo vírus, capaz de reduzir o tamanho de tumores cancerígenos.

O vírus CF33-hNIS VAXINIA foi geneticamente modificado para matar células cancerígenas e poupar células saudáveis.

É um tipo de ‘vírus oncolítico’ – ou seja, é um vírus encontrado na natureza que foi modificado com objetivo específico de combater o câncer.

A pesquisa está sendo desenvolvida pela Imugene Limited, empresa especializada em terapias que ativam o sistema imunológico contra o câncer.

Uma das pesquisadoras que integra a equipe explicou que “a pesquisa anterior demonstrou que os vírus oncolíticos podem estimular o sistema imunológico a responder e matar o câncer, bem como estimular o sistema imunológico a ser mais responsivo a outras imunoterapias, incluindo inibidores de checkpoints”.

A partir dos bons resultados, os pesquisadores partiram para a fase de testes. Para a fase 1 estão sendo recrutados 100 pacientes com câncer com tumores sólidos metastáticos, ou avançados, em cidades nos Estados Unidos e na Austrália. Essa etapa deve durar cerca de 2 anos.

Em comunicado, o CEO da Imugene Limited, Leslie Chong, disse que a participação do primeiro paciente desta fase 1 foi um marco importante tanto para a instituição quanto para os médicos que tratam tumores sólidos e metastáticos.

Os participantes receberão uma dose baixa de Vaxinia, que pode ser tanto como injeção diretamente nos tumores ou por via intravenosa.

Caso se confirme a segurança da vacina, alguns participantes também receberão ainda um medicamento de imunoterapia que melhora a capacidade do sistema imunológico de combater as células cancerígenas.