A cirurgia robótica trouxe importantes avanços para a cirurgia coloproctológica.

Diferentes procedimentos podem ser realizados por meio da plataforma robótica. Alguns exemplos: cirurgia de câncer de cólon e reto, como a colectomia direita ou esquerda, retossigmoidectomia e anastomose primária (procedimento para emenda do intestino).

A cirurgia da endometriose é outro importante exemplo, pois demanda uma ressecção minuciosa e cuidadosa.

A robótica também trouxe um enorme ganho de qualidade na ressecção cirúrgica para a realização da linfadenectomia (retirada de linfonodos tanto do mesocólon, mesorreto e dos linfonodos obturadores laterais). Isso é de grande importância para o tratamento do câncer de cólon e reto.

Benefícios

Além das vantagens técnicas, esse tipo de procedimento trouxe benefícios tanto para cirurgiões quanto para pacientes. No caso dos pacientes temos menor trauma cirúrgico, rápida recuperação, menor tempo de recuperação do intestino, menor sangramento e menor tempo de internação.

Já para os cirurgiões, temos uma visão ampla, com alta definição e tridimensional. Podemos mudar a direção da câmera e o manuseio das pinças é mais preciso.

É um procedimento mais ergonômico, ou seja, nos permite melhores condições físicas para realizar a cirurgia.

Como funciona

O cirurgião usa um instrumento semelhante a um joystick que traduz os movimentos da mão e dedos do cirurgião em tempo real de forma delicada e sem tremor.

O console também oferece visualizações 3D de alta definição, ampliando em 10 vezes a área cirúrgica. Tudo isso favorece melhores resultados.

Podemos dizer que a cirurgia robótica é um método revolucionário e inovador. E mesmo que a tecnologia esteja tão em voga, o paciente continua a ser o centro e o propósito de todos os esforços da equipe em uma sala de cirurgia.

Referências

https://www.materdei.com.br/fique-por-dentro-noticias-institucionais/coloproctologia-e-os-beneficios-da-cirurgia-robotica