Doenças Orificiais
VERRUGAS ANAIS
O condiloma, também conhecido como verruga anal, pode aparecer ao redor do ânus, no canal anal e também na região pélvica e genitais. Geralmente não provoca dor, mas pode ocasionar coceira e pequenos sangramentos.
Diagnóstico
As verrugas anais são causadas pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV, uma infecção sexualmente transmissível. A infecção pelo HPV é muito frequente, mas costuma regredir espontaneamente. Quando persiste pode ser causada por um tipo de vírus com potencial para causar câncer. Podem se desenvolver na região lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer.
Por isso, é muito importante buscar tratamento. Para realizar o diagnóstico, o médico irá fazer uma avaliação física do paciente. Ele pode realizar um exame do canal anal com o auxilio de um endoscopio para ver se existem verrugas dentro do canal anal.
Tratamento
O tratamento consiste na remoção dessas verrugas. Quando elas aparecem apenas na região perianal (margem anal) o tratamento pode ser feito com medicação tópica, cremes imunomoduladores, injeção local de interferon alfa, crioterapia, laser e eletrocoagulação. Mas quando há acometimento do canal anal e reto distal o tratamento mais indicado é o cirúrgico com eletrocautério.
Devido ao risco de evolução para câncer, é importante acompanhar o paciente em consultas e exames periódicos até se ter certeza que o tratamento foi efetivo e não há mais verrugas.