Conheça possíveis causas
A distensão abdominal, popularmente chamada de barriga inchada, é um quadro muito comum! Pode ser causada por problemas mais simples, como o excesso de gases, mas também pode estar associada a doenças mais graves.
Para saber a causa é necessário fazer uma consulta médica bem feita, que avalie hábitos de vida, dieta e outros detalhes. Isso certamente irá levar a um diagnóstico correto e tratamento efetivo.
Alguns exemplos de problemas que podem levar à distensão abdominal: síndrome do intestino irritável, constipação intestinal, doença celíaca, intolerância à lactose, câncer, entre tantos outros.
Saiba mais:
Síndrome do intestino irritável pode causar cólicas, gases e distensão abdominal e, assim, inchar a barriga. É um distúrbio na motilidade intestinal e não está associado a alterações estruturais ou bioquímicas. O tratamento consiste em consumir uma dieta saudável. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos.
Excesso de gases – a distensão abdominal pode indicar excesso de gases, principalmente quando a alimentação é rica em gorduras, frituras, doces e alimentos condimentados. Uma dieta equilibrada pode ajudar. Laticínios, cereais integrais, adoçantes artificiais e refrigerantes também podem causar o inchaço.
Intolerância à lactose – sentiu a barriga inchada e com gases depois de consumir algum produto lácteo? Você pode ter intolerância à lactose – uma incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos lácteos. Com isso, esse composto vai se acumular e fermentar no intestino. O tratamento consiste em eliminar a ingestão de leite e seus derivados da alimentação.
Constipação – o baixo consumo de líquidos e de alimentos ricos em fibras pode levar à prisão de ventre. O paciente costuma ter dificuldade para evacuar e a barriga tende a inchar. Mudanças nos hábitos alimentares e exercícios físicos ajudam!
Ascite – é um acúmulo anormal de líquido no interior do abdômen. Pode ser causada por cirrose hepática, uma doença crônica do fígado, por insuficiências renal e cardíaca, alguns tipos de câncer (como o colorretal), algumas pancreatites e infecções. É necessário acompanhamento médico para diagnosticar a causa e tratá-la. Uma dieta com pouco sal e uso de diuréticos ajuda a aliviar esse sintoma.