Um estudo publicado no final de 2022 na revista científica Nature Reviews Clinical Oncology, mostrou que pessoas nascidas após 1990 são mais propensas a desenvolver câncer antes dos 50 anos de idade do que pessoas de gerações anteriores.

Mas por que isso acontece? O câncer de início precoce é uma epidemia global emergente? Esse é o título (em tradução livre) de um artigo publicado no periódico científico Nature Reviews Clinical Oncology.

Para investigar essa hipótese, os pesquisadores tiveram um grande desafio: analisar dados globais sobre 14 tipos de câncer que mostraram aumento de incidência em adultos abaixo dos 50 anos. Entre os tipos incluem-se câncer de mama, colo do útero, de rim, de fígado e de pâncreas.

De acordo com o estudo, o risco de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou a cada geração nas últimas três décadas, potencialmente levando ao que pesquisadores classificaram como uma “pandemia de câncer de início precoce” no futuro.

A partir dos dados obtidos os pesquisadores observaram o chamado efeito coorte de nascimento. Isso significa que cada grupo de pessoas nascidas mais tarde (uma década depois, por exemplo) estava exposta a fatores de risco em uma idade mais jovem. Assim, o risco aumenta a cada geração. E o pior: os pesquisadores preveem que continue a aumentar nas gerações seguintes.

Os pesquisadores concluíram que o risco para um diagnóstico de câncer antes dos 50 cresce a cada geração. O motivo pode estar associado a fatores de risco conhecidos para câncer, como alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, obesidade, diabetes tipo 2, sedentarismo e consumo de álcool, já que todos esses fatores registraram aumento desde a década de 1950.

Uma informação importante que retiramos do estudo é que, entre os 14 tipos de câncer em ascensão, oito estão relacionados ao sistema digestivo.

O tipo de alimentação (com mais industrializados, processados e ultraprocessados) afeta a composição da microbiota intestinal, o que certamente influencia nos riscos.

Para reduzir os riscos apontados pela pesquisa, os exames preventivos são essenciais. Se você tem mais de 45 anos e nunca fez uma colonoscopia, agende um horário com um coloproctologista de confiança. Você será orientado a fazer esse exame, que é capaz de detectar o câncer colorretal em estágios iniciais.