O número de diabéticos no Brasil aumentou muito nos últimos anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes existem mais de 13 milhões de pessoas (6,9% da população) vivendo com diabetes em nosso país. A maioria, cerca de 90%, tem diabetes tipo 2. Ela surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz ou não fabrica o suficiente para controlar a glicemia. Já o tipo 1, mais comum em crianças e adolescentes, é uma doença autoimune.
Risco aumentado
Um estudo de revisão publicado no British Journal of Cancer avaliou dados de quase 700 mil indivíduos adultos e os resultados mostraram que o diabetes foi positivamente associado ao risco de câncer colorretal.
O objetivo desta revisão foi investigar a associação entre diabetes e risco de câncer em adultos mais velhos e compreender se a associação difere por idade, peso corporal ou níveis de atividade física entre os subgrupos.
Causas
Outros estudos também têm sugerido que o diabetes pode facilitar o aparecimento do câncer colorretal. As causas podem estar associadas a diversos mecanismos, como aumento da produção de insulina pelo pâncreas, aumento crônico do açúcar no sangue e o desequilíbrio entre os vários hormônios que se relacionam com a insulina. Esses fatores podem levar a um estado de inflamação crônica, o que pode influenciar tanto no aparecimento quanto na progressão do câncer.
Microbiota
Esse processo inflamatório também pode ser agravado pela disbiose – desequilíbrio entre as bactérias benéficas e as patogênicas que compõem a microbiota intestinal. Isso contribui para o aumento da permeabilidade intestinal.
Os estudos confirmam uma forte correlação do diabetes com a alimentação. Isso indica a importância da microbiota intestinal para a prevenção da diabetes. Uma microbiota intestinal saudável controla os microrganismos patogênicos, funcionando como protetor contra o diabetes e também contra o câncer.
Sempre recomendo e nunca é demais reforçar: frutas, legumes, vegetais, alimentos ricos em fibras, mais água, menos açúcar, menos gordura, menos industrializados e processados. Cuidar da alimentação é cuidar da saúde!