Manter a saúde intestinal é essencial para o envelhecimento saudável, pois com o passar dos anos ocorrem alterações específicas no nosso microbioma intestinal. ????️
As bactérias e microrganismos que habitam em nosso sistema digestivo não apenas ajudam a digerir os alimentos, mas também combatem doenças, influenciam a forma como os medicamentos funcionam e interagem com nosso sistema imunológico e impactam em nossa saúde como um todo.
O desequilíbrio bacteriano pode prejudicar a qualidade de vida da população idosa e acarretar no declínio do sistema imune e desenvolvimento de algumas doenças.
Estudos comprovam que a saúde e o equilíbrio da população que compõe a microbiota intestinal humana é fundamental para a imunidade e a saúde de forma geral.
Sabemos que o desenvolvimento de uma microbiota saudável começa bem cedo, ainda no parto. Aos 3 anos de idade, já se assemelha ao microbioma de adultos, mas se estabiliza apenas aos 20 anos. Sua composição pode ser alterada a partir de alguns fatores, sobretudo pelo ambiente no qual o indivíduo está inserido e por sua alimentação. Uma alimentação rica em gorduras e industrializados, por exemplo, pode causar perturbações que aumentam a susceptibilidade a doenças.
No caso dos idosos, conheça os fatores que mais influenciam a microbiota:
1. Dieta – os alimentos são determinantes para a saúde como um todo e para o microbioma intestinal. Esse efeito está relacionado ao tipo de alimento ingerido, ao modo de preparo, aos nutrientes e outros fatores como agrotóxicos.
2. Medicamentos, principalmente antibióticos. Apesar de serem altamente confiáveis no tratamento de várias patologias, os antibióticos possuem um amplo espectro de atuação e acabam atacando também bactérias benéficas da microbiota, levando à disbiose.
Esses impactos causados pelo uso dos antibióticos podem ter efeitos de longo prazo.
Também é preciso considerar o fenômeno da polifarmácia – uso de uma quantidade grande de medicamentos – que resulta em um risco potencial de interação entre eles.
3. Processo natural de declínio do sistema imunológico relacionado à idade. Sabemos que o intestino é um órgão permeável. Assim, quando há diminuição da imunidade, a função de barreira do epitélio intestinal pode ser afetada.
Além disso, estudos em idosos mostram que o envelhecimento é acompanhado por uma perda da diversidade da microbiota intestinal.
Lembre-se que a prática de atividades físicas, alimentação adequada, boa qualidade do sono são aliados do desenvolvimento de uma microbiota saudável e ajudam bastante no envelhecimento saudável.