Muitas pessoas não têm o hábito de verificar a aparência das fezes após a evacuação. Infelizmente! Pois nossas fezes mostram sinais claros de problemas intestinais ou digestivos.
Uma das maiores dúvidas dos meus pacientes quanto à aparência das fezes é em relação ao significado da presença de muco, uma substância produzida pelo intestino que serve para lubrificar o trajeto das fezes e facilitar sua eliminação.
Na verdade, o muco está presente em diversos locais do nosso organismo e a sua função principal é a proteção, embora não seja a única. Um exemplo que todos conhecem é o muco nas vias aéreas, que serve para aderir as substâncias que estão entrando no nosso nariz, como partículas de poeira, e ajudar a expulsá-las.
No intestino o muco normalmente é produzido em baixa quantidade, tem coloração esbranquiçada ou amarelada e dificilmente é notado.
Assim, pequenas quantidades de muco podem aparecer nas fezes sem que isso signifique qualquer problema de saúde.
Mas, quando notamos a presença em grande quantidade e quando isso ocorre com
frequência, esse pode ser um sinal de que há alguma alteração no intestino.
Conheça alguns motivos que podem causar o excesso de muco nas fezes:
- Infecção intestinal
- Intolerância alimentar
- Síndrome do Intestino irritável
- Doença de Crohn
- Obstrução intestinal
- Fissura ou fístula anal
- Colite ulcerativa
- Prolapso de mucosa retal
- Diverticulite aguda
- Câncer
Outro sinal de alerta está nos sintomas associados, ou seja, nem sempre o muco aparece sozinho. Se acompanhado de sangue, diarreia constante, dor ou inchaço abdominal e alterações intestinais, é hora de buscar um coloproctologista para examinar a situação.