De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) têm a doença. 

A endometriose está diretamente relacionada com a menstruação e o aparelho reprodutor feminino. O diagnóstico em geral é tardio – pode levar de seis a dez anos entre a mulher apresentar os sintomas e receber o diagnóstico final. Quem convive com a doença sofre com dores, incômodos e algumas complicações.

Uma pesquisa recente mostrou que a endometriose está relacionada a uma maior vulnerabilidade à ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC). Após a análise de dados de 112.056 mulheres com idade entre 25 e 42 anos, colhidos de 1989 até 2017, cientistas dos Estados Unidos observaram que aquelas com a condição inflamatória crônica tinham um risco 34% maior de sofrerem um derrame, quando comparadas às sem endometriose.

A endometriose é uma alteração no funcionamento normal do organismo. É uma doença inflamatória provocada por células do endométrio, o tecido que reveste o útero. Ao invés das células serem expulsas durante a menstruação, elas se movimentam dentro do organismo e podem parar nos ovários ou na cavidade abdominal, local em que voltam a se multiplicar e a sangrar.

Pesquisa

Os cientistas analisaram possíveis fatores e hábitos que aumentariam o risco de desenvolvimento de um AVC nas 112.056 mulheres. Entre os fatores investigados estavam: ingestão de álcool, estar acima do peso, padrão menstrual na adolescência, uso de anticoncepcional, tabagismo e outros.

Em uma das análises, investigou-se a relação entre a endometriose e o risco de AVC. Durante os 28 anos de análise, 893 AVCs foram catalogados. 

Resultados

    • Mulheres com endometriose apresentaram  um risco 34% maior de acidente vascular cerebral, em comparação com aquelas sem a doença. 

    • Os pesquisadores também relataram que os procedimentos de histerectomia e ooforectomia e uso de hormônios pós-menopausa aumentaram respectivamente 39% e 16% o risco de acidente vascular cerebral.

Aqui vale um alerta para as pacientes: o fato de ter endometriose não significa que você terá um AVC. A associação de risco indicada na pesquisa é moderada.