Doenças Orificiais
hemorroida
Hemorróidas são o conjunto de veias e artérias que se localizam no canal anal. São estruturas normais e ajudam a manter a continência fecal, ou seja, evitando o escape de fezes.
A doença hemorroidária ocorre quando esses vasos se inflamam e se dilatam, podendo causar dor, desconforto e sangramento. Entre as causas para seu aparecimento estão a prisão de ventre, gravidez (devido à pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen), obesidade, sedentarismo e fatores familiares.
Existem dois tipos de hemorróidas: as internas e as externas. Elas têm quatro graus de desenvolvimento:
Grau I: internas
Grau II: são visíveis externamente, mas retornam espontaneamente
Grau III: há exteriorização e é necessário o auxílio manual para retorno
Grau IV: hemorroida externa, não retorna ao normal nem com auxílio manual.
Sintomas
Os sintomas variam conforme a localização das hemorróidas. Quando são internas, o paciente pode nem perceber, pois não costumam causar desconforto. Já as externas podem ser bastante dolorosas. Outros sintomas: sangramentos, coceira e inchaço.
Tratamento
O tratamento depende do quadro de cada paciente e pode ser:
- Tópico, com uso de pomadas e supositórios
- Cirúrgico, com a retirada dos vasos inflamados (hemorroidectomia) ou a drenagem do coágulo que se forma dentro do vaso hemorroidário.
- Ligadura elástica, técnica que consiste no estrangulamento do vaso afetado, utilizando um anel de borracha..
- PPH: ou hemorroidopexia, essa técnica faz ressecção da mucosa do reto distal com suspensão das hemorroidas por grampeamento.
- TDH: com ajuda de um anúscópio e de um doppler, o médico identifica, pela pulsação, a artéria inchada, para costurá-la em um ponto específico, de modo que o fluxo de sangue seja reduzido e os sintomas desapareçam.