FODMAP é uma sigla que designa um conjunto de alimentos que podem ser mal absorvidos pelo organismo, causando desconforto intestinal, formação de gases, azia, intestino preso, diarreia e inchaço abdominal.
Nesse conceito estão incluídos: frutose e lactose mal absorvidas, polióis, como manitol, sorbitol e xilitol, fruto-oligossacarídeos (frutanos) e galacto-oligossacarídeos (rafinose).
Devido à sua má absorção e à fermentação, os FODMAPs têm potencial de exacerbar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Uma dieta com baixo teor de Fodmap costuma ser indicada para pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII) e costuma melhorar os sintomas em 70% dos casos.
A SII é uma alteração do sistema gastrintestinal que se caracteriza por dores ou desconfortos abdominais crônicos, acompanhados por mudanças no hábito intestinal por, no mínimo, três meses.
Conheça alguns alimentos com alto teor de Fodmaps:
Frutas: maçã, pêra, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, manga. Os sucos naturais, produtos que contêm xarope de milho e frutose, mel e frutas enlatadas.
Leite: de vaca, cabra, iogurtes, creme cheese, cottage, leite condensado, sorvete, queijo fresco.
Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poró, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate, ketchup.
Cereais e massas: produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.
Dieta
O objetivo da dieta dos FODMAPs é reduzir o consumo destes alimentos, de modo a minimizar os sintomas da síndrome do intestino irritável e restaurar a qualidade de vida do paciente.
Assim, serão retirados certos grupos de alimentos da rotina do paciente, com avaliação dos sintomas após esta mudança e na reinserção gradual dos alimentos excluídos.
É importante destacar que a dieta precisa ser feita sob a supervisão de um profissional especializado, como o nutricionista ou nutrólogo.
A intenção é identificar os alimentos que causam maior desconforto e indicar uma rotina alimentar que funcione bem para cada paciente.