Doenças Orificiais
FÍSTULA ANAL
Fístula é uma comunicação entre um pequeno orifício interno no canal anal com a pele ao redor do ânus. É como se fosse um túnel
ligando a parte de dentro do ânus com a pele adjacente. Provoca sintomas como dor, vermelhidão, sangramento e secreção com pus.
Sintomas
As fistulas têm um aspecto semelhante a uma ferida e geralmente surgem após um abcesso anal. Também ocorrem com mais frequência em pessoas que têm doença de Crohn, tuberculose ou diverticulite.
É importante tratar esse problema. Muitos pacientes demoram a procurar ajuda, esperando uma drenagem e cicatrização espontâneas. Isso pode até ocorrer, no entanto existem complicações associadas à fístula sem tratamento adequado.
Tratamento
O tratamento vai depender das características e da profundidade. Os casos de fístulas superficiais, sem grande acometimento esfincteriano, costumam ser mais simples de tratar porque é possível remover cirurgicamente todo o canal da fístula sem prejudicar a continência fecal (capacidade de segurar as fezes).
Já nos casos de fístulas complexas, com mais de um trajeto e grande acometimento do esfíncter, não é possível retirar a fístula sem cortar os músculos e sem causar incontinência fecal, por isso é necessária uma avaliação criteriosa de cada caso para buscar o tratamento adequado.
Algumas técnicas e tratamentos aplicados:
- Fistulotomia e fistulectomia – abertura e curetagem dos trajetos fistulosos.
- Lift: é uma ligadura interesfincteriana do trajeto fistuloso
- Retalho – indicado em casos de maior complexidade ou que envolvem uma porção significativa do esfíncter
- VAAFT – tratamento de fístulas anais assistido por vídeo