Infelizmente tenho visto muitas pessoas tomando laxante para perder peso. Mas esse é um grande erro. Além de não emagrecer, coloca sua saúde em risco!

O laxante apenas limpa o intestino e a barriga fica menos inchada, dando a impressão de que houve um emagrecimento. Mas o que ocorre é uma perda de água do organismo.

O uso frequente de laxantes, como Bisacodil, senna ou Lacto Purga, por exemplo, pode causar diversos problemas para a saúde, como por exemplo:

✴Desidratação
✴Pode levar à deficiência nutricional
✴ Alteraçao na mucosa intestinal: Melanose colônica
✴Falta de vitaminas
✴Complicações renais a longo prazo.
✴Pode provocar alteração na microbiota (disbiose intestinal).

Ou seja, além de não emagrecer, o laxante irrita a mucosa intestinal. O uso frequente também pode “viciar” o intestino: com o tempo, a pessoa passa a evacuar somente após o uso de laxantes e necessita de doses cada vez maiores para ter o mesmo efeito.

Sabemos que existe uma pressão social e cultural muito forte que leva principalmente as mulheres a buscarem um ideal de beleza. Mas, tenha cuidado com as dietas da moda!

Utilize laxantes apenas com orientação médica. Procure manter uma boa ingestão de líquidos (em torno de 2 litros ao dia), pratique atividade física regularmente e opte por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras.

Referências:

https://vejasp.abril.com.br/coluna/nutricao/uso-frequente-de-laxantes-muito-mais-perigoso-do-que-parece/