Existe relação?
Existe sim! As Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn) podem causar dores articulares. Existe até um nome específico para esse quadro: artrite enteropática.
Para quem não conhece, as doenças inflamatórias intestinais (DII) levam a um processo inflamatório envolvendo o trato gastrintestinal, que pode ser agudo ou crônico. A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as duas DIIs mais conhecidas.
Mesmo sendo doenças distintas, elas têm sintomas em comum como diarreia, dor abdominal e sangramento retal. Os pacientes costumam ter períodos de remissão e de ativação da doença.
Também podem ocorrer as chamadas manifestações extraintestinais: problemas articulares, cutâneos, oculares, hepáticos, vasculares, entre outros.
Artrite enteropática
No caso das dores articulares existe até um nome específico para o quadro: artrite enteropática. Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Geralmente afeta as articulações dos membros inferiores e da coluna, mas qualquer outra articulação pode ser afetada. Pode causar dores generalizadas debilitantes pelo corpo.
Mas é importante lembrar que nem todas as pessoas que têm uma doença inflamatória intestinal terão artrite enteropática.
Na verdade, não são situações muito comuns. Estima-se que uma em cada cinco pessoas com doença inflamatória intestinal desenvolverá a artrite enteropática.
Mas a doença precisa ser avaliada e tratada. Além de fazer o acompanhamento com um coloproctologista, é importante consultar um reumatologista, para que se chegue a uma escolha terapêutica interdisciplinar.
Mas, por que as doenças inflamatórias intestinais causam artrite?
A interação entre a microbiota intestinal e o sistema imune pode ser a origem do surgimento de diferentes enfermidades.
Componentes genéticos associados ao quadro de inflamação presente nas DIIs podem provocar enfermidades reumáticas.
Um intestino inflamado faz com o que o sistema imune fique exposto a várias partículas estranhas que podem ativar a inflamação nas articulações.
Tratamento
O tratamento multidisciplinar, envolvendo proctologista, que é especializado em DIIs e o reumatologista, especialista em problemas articulares, é o ideal nesses casos.
Se você tem artrite, mas também apresenta quadros de diarreia ou dor abdominal, fique atento, pois pode não ser coincidência!