DOENÇAS INTESTINAIS
Doença Inflamatória Intestinal
(CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA)
A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato digestivo que pode acometer desde a boca até o ânus. Porém, é mais comum na porção mais distal do intestino delgado e na porção inicial do intestino grosso. Pode acometer apenas o intestino grosso, mas complicações na região do ânus também são comuns.
Sintomas
Os sintomas variam conforme a localização. Se aparecer no íleo terminal, por exemplo, os sintomas incluem dor abdominal, febre, emagrecimento, especialmente nas fases em que a doença está ativa. Quando acomete a região anal, costuma se manifestar com fístulas, geralmente mais complexas.
Tratamento
Existem medicações bastante eficazes para o tratamento da doença de Crohn. Para isso é importante procurar um especialista.
A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica em que ocorrem inflamações e ulcerações no intestino grosso (cólon) e no reto, em camadas superficiais da mucosa e submucosa, o que leva a diarréias constantes. Diferentemente da doença de Crohn, que também é uma DII, a retocolite não costuma afetar a espessura completa da parede intestinal e dificilmente atinge o intestino delgado.
Às vezes os pacientes ficam semanas ou meses com o intestino solto. Para quem apresenta esse quadro, o ideal é procurar um coloproctologista que irá avaliar o ânus e o reto, onde a doença aparece inicialmente. Se a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn não forem tratadas, podem evoluir para câncer.
Tratamento
Assim como a doença de Crohn, a retocolite não tem cura, mas pode ser mantida sob controle. O tratamento abrange uso de anti-inflamatórios intestinais (mesalazina), supressores do sistema imunológico, bem como intervenções cirúrgicas, que são realizadas em casos mais graves da doença.
diagnóstico
Tanto a doença de Crohn quanto a retocolite ulcerativa podem ser detectadas e acompanhadas por meio de exame de fezes, sangue, imagem e colonoscopia.