DOENÇAS INTESTINAIS
DOENÇA DIVERTICULAR
Divertículos intestinais são saculações (semelhantes a bolsas) que aparecem na parede do intestino. São mais comuns no intestino grosso (cólon). Ainda não se sabe exatamente porque os divertículos se formam. Os motivos podem estar relacionados com o aumento da pressão dentro do intestino, o que ocorre nos casos de constipação.
Sintomas
Eventualmente, um dos divertículos pode complicar com sangramento ou inflamação e, nesse caso, temos o diagnóstico de Doença Diverticular do Cólon Complicada. Se ocorre a inflamação, ou seja, diverticulite aguda, os sinais e sintomas geralmente incluem dor abdominal, mal estar, febre e mudança no trânsito intestinal. Cabe ressaltar que há diferentes graus de inflamação, desde quadros discretos até formação de abscesso e perfuração do intestino. Nesse último caso, o paciente apresenta dor intensa, febre, vômito e sangue nas fezes.
Diagnóstico
Para diagnosticar a diverticulite são feitos exames como a tomografia do abdome.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade do quadro. Os casos leves não precisam de internação, os pacientes apresentam melhoras com antibiótico, repouso e dieta pastosa. Já nos casos mais graves, uma internação pode ser indicada. Se ocorrer uma perfuração intestinal será necessária uma cirurgia de urgência para retirar parte do intestino e drenar os abcessos. Em alguns casos pode ser necessário o uso de uma bolsa de colostomia.