Já parou para pensar que a cor das suas fezes fala muito sobre sua saúde? Em geral as fezes têm cor marrom, mas outras colorações podem ocorrer. Por isso é importante observá-las.
Quando estamos com diarreia essa observação é ainda mais importante, pois já se sabe que algo não vai bem no trânsito intestinal. As causas da diarreia podem variar muito, assim a coloração das fezes é um elemento que ajuda no diagnóstico.
Quadros de diarreia se caracterizam pelo aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas.
Uma das complicações mais perigosas é a desidratação. Enquanto os adultos são mais resistentes, bebês, crianças e idosos podem se desidratar com mais facilidade, o que demanda atenção.
Saiba mais sobre a coloração da diarreia:
Diarreia amarelada e brilhante
Essa coloração pode ocorrer quando o trânsito intestinal está muito acelerado. As fezes passam rápido pelo intestino e, assim, não dá tempo do nosso corpo absorver as gorduras, que acabam saindo nas fezes com tom amarelo. Doenças que podem estar associadas: verminoses, doença celíaca, câncer colorretal, intoxicação alimentar, hepatite A e gastroenterite.
Diarreia verde
Aparece, em geral, quando o intestino está funcionando muito rápido e pode indicar situações de estresse ou doenças como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa. Consumo excessivo de vegetais verde-escuros como rúcula, couve, brócolis ou espinafre também pode alterar a coloração.
Diarreia muito escura ou preta
Pode sinalizar presença de sangue digerido ou ingestão em excesso de suplemento de ferro. Doenças que podem estar associadas a essa coloração: úlcera, câncer no esôfago, estômago ou duodeno.
Diarreia avermelhada
Pode indicar lesões no intestino grosso ou ânus, inflamação intensa e ainda sangramentos intestinais. Quando isso ocorre, outros sintomas podem estar associados: cólicas, febre e cansaço.
A coloração avermelhada também pode ser consequência da ingestão de alimentos vermelhos, como beterraba.
Confira algumas dicas para pacientes que estão com diarreia:
• Não deixe de se alimentar de forma saudável! Alguns alimentos que ajudam a formar o bolo fecal: banana, maçã, arroz, sopa de batata com carnes magras. Evite alimentos gordurosos.
• Beba muito líquido, de 2 a 3 litros por dia. Para repor a perda de sódio e potássio, recorra ao soro caseiro, chás ou sucos.
• Evite: café, leite, bebidas alcoólicas.
O importante é observar seu padrão de evacuação e buscar ajuda médica se alguma alteração persistir, principalmente se acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais.