EXAMES

COLONOSCOPIA

A colonoscopia é um exame que permite visualizar todo o intestino grosso do paciente. Esse é o procedimento mais avançado em termos de prevenção ao câncer colorretal, pois permite visualizar e tratar lesões antes mesmo de se tornarem malignas.

O exame é feito sob sedação, ou seja, o paciente não fica acordado durante o procedimento. Durante todo o tempo, tem um anestesiologista acompanhando o paciente junto com o coloproctologista.

O médico insere pelo ânus do paciente um aparelho chamado colonoscópio. Esse equipamento é formado por uma haste mais flexível, medindo cerca de 185 centímetros de comprimento. A estrutura do aparelho permite percorrer o intestino do cólon até o segmento mais distal do intestino delgado.

Através da câmera que tem na ponta do colonoscópio, o médico visualiza, em alta qualidade, todo trajeto percorrido.. Além disso, o aparelho possui uma pinça que pode ser usada para retirada de material para biópsia e remoção de lesões como pólipos.

O procedimento é rápido, demora de 20 minutos a 60 minutos. Em seguida, o paciente é conduzido para uma sala de avaliação, onde irá se recuperar dos efeitos da anestesia.

Preparo para colonoscopia

Para que o exame seja realizado de forma adequada, o paciente precisa se submeter ao preparo intestinal e dieta restritiva dias antes da colonoscopia, além de tomar medicamentos para ajudar a limpar o intestino. Sem o preparo adequado, não há possibilidade de avaliar em detalhes a mucosa intestinal. Por isso, é preciso seguir à risca as orientações do coloproctologista.

É preciso ressaltar que os tipos de preparo intestinal evoluíram muito e o paciente já não sente tanto mal-estar como no passado. Existem vários medicamentos que são utilizados e o médico vai indicar qual é o melhor para você, assim qual é o tempo necessário para sua preparação, que pode variar de 1 a 3 dias.

A dieta também é específica, no dia anterior evite alimentos ricos em fibras, por exemplo: folhas, alimentos integrais e alimentos de difícil digestão. Recomenda-se alimentos que não deixam tantos resíduos no intestino como: arroz branco, macarrão sem molho, peito de frango cozido, ovo cozido, bolacha água e sal. Também é importante que você beba bastante líquido na véspera. Evite bebidas de coloração avermelhadas. Como opção você pode tomar água, suco de fruta coado (laranja e limão), água, gelatina e chás claros.

No dia do exame, é proibido ingerir qualquer alimento seja sólido ou líquido. Mas fique tranquilo, você receberá todo material descrevendo o que pode ou não ingerir, assim como os laxantes que deverá usar.

O que fazer após a colonoscopia

Após o exame é comum sentir vontade de eliminar flatos (gases), utilizados para expandir o cólon (tendência a colabarem) pois as paredes intestinais podem ficar muito próximas e, por isso, durante o exame é usado gás para expandir o intestino, facilitando a passagem do colonoscópio.

É importante saber que tolerância é individual, cada pessoa reagirá de uma forma. Alguns não sentirão nada e outros podem apresentar pequenas queixas.  Essa é uma das causas da obrigatoriedade de se levar acompanhante para a realização da colonoscopia. 

Também deve-se adotar alguns cuidados:

  • Evite dirigir veículos no dia.
  • Introduza alimentação leve após o exame.
  • Faça repouso nas próximas 24 horas.

É comum sangramento pequeno nos dias subsequentes e sensibilidade abdominal. Porém, se sentir qualquer outra coisa ou tiver sangramento intenso, entre em contato com seu médico ou equipe que realizou o procedimento.

O que o exame detecta

Como já mencionamos, o exame de colonoscopia é um importante aliado na prevenção e detecção do câncer colorretal. No entanto, esse exame é solicitado também para investigar outras anormalidades como:

  • Doença inflamatória intestinal;
  • Causa de sangramento intestinal.;
  • Alterações do funcionamento intestinal, como diarréia persistente ou constipação;
  • Acompanhamento de pólipos intestinais;