Doenças Orificiais

ABSCESSO ANAL

O abcesso anal, também conhecido como furúnculo, é uma infecção da pele próxima ao ânus. Algumas glândulas que se localizam nessa região podem se obstruir por algum motivo, acumular secreção e levar a uma infecção. 

O aparecimento de um abcesso na região anal pode ser consequência de traumas no local, tumores, radioterapia, tuberculose, fissura anal, imunossupressão, doença de Crohn, entre outros problemas. Mas, na maioria das vezes, o abcesso se forma devido à obstrução dos ductos das glândulas presentes no canal anal.

Tratamento

O abscesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abscesso precisa de intervenção médica, alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas quando o problema persiste o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Após a drenagem será necessária mais uma semana para cicatrização. O local pode se cicatrizar totalmente, mas se o orifício interno se desobstruir é formada uma fístula, uma comunicação do canal anal com a pele. Se isso ocorrer será necessária nova intervenção cirúrgica. Assim, podemos dizer que a fístula anal é geralmente consequência da drenagem do abscesso.

Z

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com exame físico do paciente. Em alguns casos, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética ajudam na localização de abscessos mais profundos.

Os coloproctologistas são os especialistas que tratam essa doença. A intervenção cirúrgica para drenar o abscesso pode ser feita em uma consulta com anestesia local ou em uma sala de cirurgia sob anestesia geral, dependendo da gravidade e do quadro de saúde do paciente.

Sintomas

É mais comum em homens entre 30 e 50 anos de idade. Os principais sintomas são dor ao evacuar ou sentar e aparecimento de um caroço dolorido. Nos casos mais graves pode ocorrer também inchaço ao redor do ânus, febre, mal-estar, sangramento e saída de pus pelo ânus ou por um orifício ao redor dele.