A colonoscopia é um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto. É um exame endoscópico que permite encontrar alterações ao longo do intestino grosso como pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações que podem ser avaliadas a partir da sua realização. O exame permite ao coloproctologista avaliar todo o do cólon e a parte distal do intestino delgado (ileo terminal). Além do diagnóstico, a colonoscopia permite também a retirada de pólipos e realizar a biópsia de lesões. 

Não é necessária internação para se realizar a colonoscopia, entretanto é importante a presença de um acompanhante, pois o paciente é sedado.

Câncer colorretal

Temos visto nos últimos anos um aumento da incidência do câncer colorretal. É uma doença que vem crescendo, especialmente entre adultos jovens. Um estudo do INCA mostrou uma possibilidade de aumento de 10% até 2030 nas mortes prematuras por câncer colorretal entre as pessoas que têm entre 30 e 69 anos.

Nesse contexto, a colonoscopia representa uma forma segura e eficiente de prevenir o câncer colorretal. Por isso sua realização é fundamental e indispensável, principalmente a partir dos 45 anos. Mas o exame também é útil e necessário para se realizar o diagnóstico de outras doenças e condições, tais como:

Doenças inflamatórias intestinais: sinais da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, como espessamento do intestino, podem ser observados na colonoscopia. Também há possibilidade de retirada de fragmentos para análise.

Estenose: estreitamento intestinal que dificulta a passagem das fezes, podendo causar a chamada obstrução intestinal. Em alguns casos, uma cirurgia poderá ser necessária, mas em outros, uma colonoscopia com dilatação segmentar pode ajudar.

Sangramento: o exame pode servir para averiguar casos de sangramento intestinal ou anemia inexplicada.

Retirada de pólipos: são formações benignas removidas durante o exame de colonoscopia. O material coletado é enviado para a biópsia.

A colonoscopia também pode ser solicitada quando o paciente apresenta sintomas como:

• diarreia persistente

• sangramento nas fezes ou anal;

• perda de peso sem explicação;

• mudanças no formato das fezes ou no hábito intestinal.

Lembrando que a colonoscopia é um procedimento seguro, mas requer preparo adequado, com jejum e limpeza intestinal. Fique tranquilo! O seu médico te dará todas as recomendações detalhadas antes do exame.