A fibromialgia é uma doença crônica, que tem como principal sintoma a dor difusa no corpo. É uma dor generalizada, que pode durar de meses a anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença atinge cerca de 2,5% da população mundial, ou seja, aproximadamente 200 milhões de pessoas.

Mas você sabia que, além da dor óssea e muscular, a fibromialgia pode causar problemas no intestino?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Canadense de Pesquisa Intestinal, a fibromialgia e a Síndrome do Intestino Irritável (SII) são doenças que frequentemente coexistem.

Dos pacientes com fibromialgia entrevistados neste estudo, 70% apresentavam a síndrome do intestino irritável; enquanto isso, 65% dos pacientes com síndrome do intestino irritável tinham também sintomas de fibromialgia.

Um outro estudo realizado em Los Angeles tentou explicar esta condição demonstrando que o intestino delgado das pessoas com fibromialgia apresentam uma proliferação de bactérias acima do normal, o que causa sintomas iguais aos da síndrome do intestino irritável e pode ser uma  explicação para a correlação das doenças.

De acordo com a  Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome do intestino irritável está presente em quase 60% dos pacientes diagnosticados com a doença.

Como existe uma dificuldade de diagnosticar a fibromialgia (não há um exame específico), a Síndrome do Intestino Irritável (SII) pode auxiliar na identificação da doença, por ocorrer com frequência entre os pacientes.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da SII são a dor e a distensão abdominal. Entretanto, outros sinais podem surgir, tais como:  

• Cólicas;

• Inchaço;

• Excesso de gases e flatulências;

• Constipação, diarreia ou a alternância entre os dois estados;

• Muco nas fezes.

A alimentação é um fator importante no caso de doenças autoimunes e em doenças que envolvem o intestino, como a SII.

Desta forma, uma alimentação balanceada pode beneficiar tanto pacientes que sofrem com fibromialgia quanto com a SII. Nesses casos, a orientação de um nutricionista ou de um médico nutrólogo podem fazer grande diferença.

Um exemplo de dieta que pode causar efeito negativo: alimentos gordurosos e ricos em açúcar, pois eles irão acentuar o processo inflamatório do  organismo.