Saúde anal e retal é um assunto sério!
Muitas vezes o tema é evitado ou ignorado por vergonha, medo ou desconhecimento. No entanto, é importante falar sobre isso, pois a saúde anal e retal envolve aspectos da nossa qualidade de vida, saúde, bem-estar e prevenção de doenças.
O ânus é uma parte do nosso corpo que merece cuidado e atenção, assim como qualquer outra. Por isso, precisamos acabar com o tabu que envolve a saúde anal e retal e buscar informação, orientação e tratamento adequados quando necessário.
Esse foi um dos principais motivos que me levaram a criar esse espaço de informação, troca e interação. Sabemos que a saúde é um direito social, inerente à condição de cidadania. Para garantir esse direito, a informação de qualidade, em seu sentido pleno, se faz necessária.
Acabar com o tabu que envolve a saúde anal e retal é um passo importante para cuidarmos melhor de nós mesmos e de quem amamos.
Assim, listei algumas razões pelas quais você deve cuidar de sua saúde anal e retal, sem deixar que o medo ou a inibição atrapalhem os cuidados com a sua saúde:
- A saúde anal e retal está relacionada à nossa saúde geral. Problemas como sangramento anal, hemorroidas, coceira, fissuras, infecções ou câncer são exemplos de doenças e queixas nessa região. Além disso, podem causar dor, desconforto, alterações no hábito intestinal e até mesmo comprometer a nossa autoestima e vida sexual. Por esses motivos, a orientação é: busque ajuda médica o quanto antes, caso apresente alterações no trânsito intestinal, ou na região anal. Sangramentos, dores e coceiras, por exemplo, não devem ser desconsiderados.
- A saúde anal e retal pode ser melhorada com hábitos simples. Muitas vezes, podemos prevenir ou aliviar os problemas anais e retais com uma alimentação saudável e rica em fibras. Beber bastante água, evitar o uso incorreto ou excessivo de papel higiênico ou lenços umedecidos, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são outras orientações.
- A saúde anal e retal pode ser tratada com eficácia. Os métodos de tratamento evoluíram muito nos últimos anos. Um exemplo está no tratamento de hemorroidas. Hoje existe uma gama variada de tratamentos minimamente invasivos capazes de resolver ou minimizar o desconforto de quem sofre com o problema. O mesmo vale para o tratamento de tumores colorretais. Hoje temos as cirurgias robótica ou por acesso transanal que são seguras, precisas e bem menos desconfortáveis para o paciente.
No entanto, é preciso procurar um médico especialista (coloproctologista), que possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso.
O diagnóstico precoce salva vidas! Por isso, não tenha vergonha ou medo de falar sobre a saúde anal e retal! É um assunto que diz respeito à nossa saúde e qualidade de vida e que pode ser abordado com naturalidade, respeito e informação.
Acabar com o tabu que envolve a saúde anal e retal é um passo importante para cuidarmos melhor de nós mesmos e de quem amamos.