Sempre digo aos meus pacientes que intestino saudável traz diversos benefícios para o nosso corpo e, por outro lado, seu desequilíbrio irá provocar prejuízos à saúde.

Por isso quero chamar a atenção para uma pesquisa publicada há poucos dias na revista científica Cell Reports. Cientistas descobriram que um único dia com uma dieta gordurosa é capaz de causar mudanças significativas no intestino.

Os pesquisadores utilizaram um tipo de exame de calorias diárias (chamado calorimetria indireta) com objetivo de monitorar camundongos selvagens adultos mantidos com ração normal.

No primeiro dia de alimentação com dieta rica em gordura notou-se que os níveis de troca respiratória metabolizada pelo organismo diminuíram de cerca de 0,9 para 0,8, e essa diferença foi mantida ao longo do tempo.

Isso significa que a dieta rica em gordura altera o metabolismo de todo o corpo em 24 horas, causando nas células da cripta intestinal (que produzem enzimas de defesa no órgão) uma resposta imediata de estresse.

Microbiota

Já se sabe que dietas com alto percentual de gordura podem causar danos na microbiota intestinal. Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (MG) publicaram em 2019 uma revisão bibliográfica (que incluiu 11 artigos) discutindo a influência de dietas hiperlipídicas na disbiose intestinal e na endotoxemia metabólica.

O que os pesquisadores encontraram?

As dietas ricas em gorduras estão associadas a redução na diversidade de bactérias intestinais, a alterações na integridade da membrana, induzindo um aumento da permeabilidade e aumento da translocação do lipopolissacarídeo (uma endotoxina) para a corrente sanguínea.

Também podem induzir alterações no sistema imunológico e na geração da inflamação sistêmica de baixa intensidade.

O lipopolissacarídeo pode ser um importante indutor da resposta inflamatória no intestino. Em condições normais, não representa problemas para a saúde humana. Mas pesquisas têm indicado que, quando há uma disbiose, as dietas ricas em gorduras podem contribuir para que esse lipopolissacarídeo transfira-se com facilidade para o sistema circulatório (condição conhecida como endotoxemia metabólica).

Por isso é tão importante evitar dietas ricas em gorduras, pois, além de prejudicar o intestino, elas estão associadas ao aumento de obesidade e risco de doenças cardiovasculares.

Prefira vegetais, cereais e grãos integrais e deixe carnes vermelhas, bacon, e opções ricas em gordura, leite, creme de leite, para um cardápio eventual.

No preparo, opte pelas gorduras insaturadas, como azeite, óleo de girassol, nozes, abacate etc. Vamos continuar acompanhando sempre as novas evidências científicas!