Costumo dizer que o câncer colorretal é altamente curável. Sabe por quê? Quando diagnosticado de maneira precoce, a chance de cura chega a 90%!
A prevenção é a nossa maior arma na luta contra o câncer colorretal – o terceiro tumor mais comum entre os brasileiros.
Infelizmente hoje a maior parte dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada. Seja por falta de informação ou de acesso aos métodos de prevenção.
Fatores de risco
Quando falamos em prevenção, a primeira atitude a ser adotada é a conscientização sobre fatores de risco. Isso é importante para que haja uma mudança de comportamento.
Estudos já comprovaram que álcool, tabagismo e obesidade aumentam a incidência de câncer de intestino.
Assim, o primeiro passo para a prevenção é cortar cigarro, bebidas alcoólicas e tentar manter o peso, com atividades físicas regulares.
Alimentação
A alimentação é outra aliada. Procure ter uma dieta rica em frutas, fibras, verduras e cereais. Reduza o consumo de carnes vermelhas e de carnes processadas. Evite o consumo de gordura saturada. Coma peixe de 2 a 3 vezes por semana e procure ingerir leite e derivados. Os estudos também comprovam que esse tipo de dieta é benéfica para a saúde do intestino.
Colonoscopia
Outra forma muito eficiente de evitar o câncer colorretal é fazer exames regulares e um acompanhamento com coloproctologista.
Sabemos que os tumores intestinais têm origem em pólipos, que são caracterizados pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso. ⠀
Alguns pólipos podem crescer até se tornarem malignos. Mas a boa notícia é que sua remoção impede que eles se transformem em câncer.
Para isso, é preciso fazer exames de rastreamento. A colonoscopia é o exame mais preciso e versátil para o câncer de intestino, pois pode localizar e fazer biópsia de lesões em todo o intestino grosso, detectar neoplasias e remover pólipos.
O coloproctologista é o médico especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do intestino. Nosso papel é esclarecer pacientes e a população em geral, mostrando que a prevenção é possível!