A microbiota é um conjunto de diferentes bactérias, vírus e outros microorganismos presentes em nosso trato gastrointestinal. Nos últimos anos muitas pesquisas têm sido feitas mostrando a influência da microbiota intestinal na saúde humana.

Entre esses estudos, um em particular me chamou a atenção. Foi publicado há algumas semanas na revista científica Jama Oncology por pesquisadores norte-americanos. Esse estudo indica que existe uma conexão entre a microbiota intestinal e a resposta do organismo a tratamentos como imunoterapia, quimioterapia e até mesmo cirurgias para extrair tumores malignos.

A conclusão do estudo é que uma microbiota saudável e equilibrada favorece o sucesso de diferentes terapias e tratamentos contra o câncer.

Por outro lado, indivíduos que têm disbiose (microbiota desequilibrada, na qual prevalecem bactérias patológicas) têm piores desfechos no tratamento.

Portanto, dependendo do equilíbrio de nossa microbiota intestinal, nossa resposta imunológica em tratamentos mais agressivos pode ser forte e resistente, ou fraca e debilitada.

É possível cuidar e fortalecer a microbiota intestinal. E essa pode ser uma das maneiras mais eficientes que temos ao nosso alcance para reforçar nossa resposta imunológica.

Mas como fazer isso?
Estilo de vida saudável, dieta rica em fibras, exercícios físicos regulares e sono reparador são elementos que influenciam positivamente a microbiota intestinal.

A dieta é um dos principais fatores e sua influência ocorre desde a infância até a velhice. Parto normal e leite materno, por exemplo, ajudam a formar a microbiota em bebês.

Ao longo da vida nosso padrão alimentar irá afetar a sobrevivência e metabolismo das bactérias que compõem a microbiota intestinal.

A alimentação ideal é baseada em frutas, verduras, legumes, ovos, grãos, alimentos ricos em fibras. Recomendo consumo moderado de carnes vermelhas.

Alimentos industrializados e ultraprocessados desregulam a microbiota e possibilitam o aparecimento de doenças e disfunções, assim como consumo excessivo de álcool. Antibióticos também afetam negativamente a microbiota intestinal.

Você percebeu que nossa saúde, como um todo, depende do bom funcionamento intestinal? Por isso te convido a cuidar bem do seu intestino. Escolha alimentos saudáveis, beba muita água, faça atividades físicas regulares e você verá os bons resultados! 🤍