O Conselho Federal de Medicina (CFMO) regulamentou novos procedimentos médicos no Brasil com o uso de plataforma robótica. Essa é uma grande conquista para médicos e pacientes! ⠀
A regulamentação foi publicada no dia 28 de março no Diário Oficial da União.⠀
A cirurgia robótica já era validada pela Anvisa desde 2008, mas a chancela do CFM reforça a sua importância. Esse é um tipo de procedimento seguro, preciso e minimamente invasivo para diferentes tratamentos cirúrgicos, oncológicos e de alta complexidade.
Requisitos
Vale destacar que nem todo cirurgião tem habilitação para realizar a cirurgia robô-assistida. Conforme a resolução, obrigatoriamente o médico deverá ser portador de Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina (CRM) na área cirúrgica relacionada ao procedimento. É necessário um treinamento específico em cirurgia robótica durante a Residência Médica ou capacitação específica para a realização desse tipo de procedimento.
Hospitais
Para implantarem Serviço Especializado de Cirurgia Robótica os hospitais também precisam atender alguns requisitos. Precisam estar estruturados e equipados para realizar procedimentos de alta complexidade.
Equipe
A cirurgia deverá ser acompanhada por, no mínimo, dois cirurgiões: um operando remotamente e outro ao lado do paciente, além do restante da equipe, como anestesista e enfermeiros.
A responsabilidade do procedimento é do cirurgião principal, que fará o manejo do robô, mas o cirurgião auxiliar, que ficará ao lado do paciente, deverá ter capacidade para assumir a intervenção cirúrgica em situação emergencial ou em ocorrências não previstas, como falha no equipamento robótico ou problemas de conexão.
Telecirurgia
Sobre a telecirurgia robótica (realização de procedimento cirúrgico a distância com utilização de equipamento robótico), o CFM estabeleceu que somente poderá ser realizada com infraestrutura adequada e segura de funcionamento de equipamento, banda de comunicação eficiente e redundante, estabilidade no fornecimento de energia elétrica e segurança eficiente contra vírus de computador ou invasão de hackers.