A incidência das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) vêm aumentando muito no Brasil na última década.

E você, sabe o que é uma DII? É uma inflamação intestinal crônica. As principais são:

  • Colite Ulcerativa – provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.
  • Doença de Crohn – inflamação do revestimento do trato digestivo. Pode atingir esses tecidos em profundidade.

O problema é que essas doenças nem sempre são corretamente diagnosticadas. Por isso, a divulgação de informação é necessária. Os avanços nos tratamentos tornam cada vez mais importante o diagnóstico correto e precoce da doença.

Sintomas

A DII pode ter períodos de remissão (quando os sintomas não estão ativos). No entanto, quando a doença está ativa, pode reduzir a qualidade de vida e produtividade no trabalho. Isso se deve aos sintomas: diarreia crônica, dor abdominal, presença de fístulas perianais, sangramentos intestinais, perda de peso e cansaço.

O tratamento correto irá reduzir os afastamentos do trabalho e aumentar a produtividade do paciente. O controle da doença permite à pessoa levar uma vida normal.

Covid e DII

A pandemia afetou bastante os pacientes com DII. Devido ao uso frequente de imunossupressores e biológicos, havia um temor de maior risco para infecção grave pelo Covid-19. Muita gente deixou de buscar tratamento, prejudicando o controle da doença intestinal.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, os pacientes com DII devem manter acompanhamento regular com um coloproctologista.

Não se descuide! O controle correto da DII vai melhorar muito sua saúde e qualidade de vida!