Cirurgia robótica e laparoscópica são cirurgias minimamente invasivas modernas e tecnologicamente avançadas. As duas técnicas são eficientes no tratamento de diversas doenças e trazem benefícios aos pacientes, como recuperação mais rápida.
Mas você sabe o que diferencia uma cirurgia robótica de uma laparoscópica? Vou explicar!
Cirurgia laparoscópica
É realizada por meio de um laparoscópio, equipamento conectado a uma câmera de vídeo de alta resolução, que transmite imagens da cavidade abdominal para uma tela. Pequenas incisões cirúrgicas são feitas nos pacientes, por onde são inseridos instrumentos cirúrgicos. Assim, o cirurgião consegue visualizar a área a ser operada com precisão. Para o paciente, as principais vantagens são: menor lesão e trauma cirúrgico; recuperação mais rápida; redução da dor e de complicações no pós-operatório.
Cirurgia robótica
É uma técnica ainda mais moderna e precisa, que utiliza câmera 3D, permitindo melhor visualização, já que amplia as imagens em até 20 vezes.
Apesar do nome, é o cirurgião que conduz e controla os braços robóticos durante toda a operação, por meio de um console. O equipamento facilita o trabalho do cirurgião à medida em que elimina a possibilidade de tremores e alcança locais de difícil acesso.
Outras vantagens: segurança; maior precisão cirúrgica; menos perda de sangue; menos dor e rápida recuperação.
Tanto a cirurgia robótica como a laparoscópica são procedimentos seguros e podem ser utilizadas em uma série de procedimentos, sejam proctológicos, urológicos ou ginecológicos.
Saiba mais:
10 perguntas e respostas sobre o porquê escolher a cirurgia robótica