A fissura anal é um machucado ou uma pequena rachadura que se desenvolve na borda do ânus. Ela pode ser confundida com outras condições que afetam a região, como as hemorroidas. Essa confusão muitas vezes acontece por seus sintomas similares, como dor e sangramento.
A causa mais comum desse quadro está associada à lesão ou trauma provocado pela evacuação de fezes muito duras, grandes, secas ou volumosas. Mas ela também pode ser causada pela prática do sexo anal sem a devida lubrificação ou relaxamento adequado.
Para tratar a fissura, existem algumas opções, como o uso de analgésicos orais ou tópicos. Mas o tratamento mais indicado é o uso do botox anal, que leva a um quadro de relaxamento do músculo do ânus (esfíncter anal interno), aumentando o fluxo sanguíneo e, por consequência, auxiliando na cicatrização.
Mas esses não são os seus únicos benefícios!
Benefícios do botox anal
- Alívio rápido da dor associada a fissuras anais
- Procedimento minimamente invasivo e de curta duração
- Baixo risco de efeitos colaterais
- Potencial para evitar cirurgias mais invasivas
A aplicação do botox anal pode ser feita em consultório médico ou clínica, por um profissional experiente e qualificado, já que esse procedimento envolve a injeção da toxina botulínica em pontos estratégicos ao redor do ânus, visando relaxar os músculos esfincterianos.
Cuidados no pós-procedimento
Após a aplicação do botox anal, é importante seguir as recomendações do médico para garantir resultados eficazes e minimizar complicações.
Isso pode incluir evitar atividades extenuantes, manter uma dieta rica em fibras e usar cremes anestésicos, quando necessário.
O tempo médio de duração do botox é de 4 meses e após esse período a musculatura do ânus volta às suas funções normais. O que é uma grande vantagem em relação à intervenção cirúrgica, que exige o corte da musculatura, podendo levar a algum quadro de incontinência de forma definitiva.